FCSM Advogados                         Artigo de opinião

20-01-2017

As parcerias na Advocacia

Todos os advogados, com maior ou menor dose diária e conhecimento socorrem-se dos meios digitais como ferramentas imprescindíveis na actividade forense.

E´ impensável hoje voltar novamente às velhas metodologias, ainda assim previstas nalguns Códigos.

Com a Internet, as informações num instante, num lapso de um clique, percorrem centenas e milhares de kms, algo impensável há uns anos atrás.

Os contactos entre Advogados tornaram-se, distritais, nacionais e até, intercontinentais com uma rapidez e com qualidade. nunca vista.

A internacionalização da Advocacia passou a estar na ordem do dia, também fruto do mercado global e da globalização.

O mesmo cliente, individual ou empresa tem encerrado em si muitas facetas, diversas competências territoriais e varias equipas de advogados, todas contudo unidas com a mesma mentalidade e propósito,

A internacionalização é uma aposta de muitos advogados quer trabalham em grupo, quer sejam de pratica societária, de media ou grande dimensão.

A Advocacia de hoje tornou-se complexa, ajustada ao tempo atual como não poderia deixar de ser.

O direito acompanha a sociedade e foram-lhe criados novos ramos de saber de acordo com o desenvolvimento da sociedade que regula.

. As parcerias entre advogados, quando bem escolhidas e solidificadas são benéficas para todos no mesmo país ou entre vários continentes.

A título de exemplo; o Brasil é o país em que as parcerias são a regra, não podendo nenhum advogado fugir a essa realidade.

Os advogados ao terem parceiros colegas, podem continuar a cuidar do mesmo cliente em vários enquadramentos jurídicos.

Mas como tudo na vida, ou quase tudo há riscos!

Aos advogados incumbe-lhes escolher bem não pela quantidade mas sim pela qualidade.

Não basta escolher, o parceiro "ad hoc " terá que se escolher " bem" , dai a maior dificuldade, constituindo o "calcanhar de Aquiles" do universo planetário das parcerias .

.Artigo de opinião

FCSM Advogados

António Falé de Carvalho Advogado

www.fcsmadvogados.pt

A FCSM Advogados aumenta a sua Equipa com a Assessoria de Claúdio 

 D ´Almeida  Advogado